.

................................................................................................................................................................................

VIR ou VIM

VIR – sair de um lugar e ir a outro. Verbo de movimento. Infinitivo do verbo.

VIM – verbo conjugado na primeira pessoa, do singular, do pretérito perfeito do indicativo, eu vim

Qual é CERTO?

Professor, venho trazer-lhe este livro.

Ou

Vim trazer-lhe este livro??

O certo é VIM pq já saí de um lugar e estou em outro....já é uma ação concluída.

Vim trazer-lhe o livro.

REGRAS

  1. use o infinitivo vir depois da preposição: Ele tem a obrigação de vir; tem prazer em vir a nossa casa; fez de tudo para vir; eles têm motivos para não vir aqui.

2) use vir numa locução de verbo auxiliar + infinitivo: Podem vir! Eles devem vir, vão vir, têm de vir. 3) Use vim sozinho quando quiser expressar o passado (pretérito perfeito) do verbo vir na primeira pessoa: Eu vim de casa há pouco, vim correndo. Vim mais cedo ontem. (Cheguei mais cedo ontem)

(HOUAISS) ) seguido de gerúndio ou de a ou de + infinitivo, funciona como v.aux., exprimindo 'ocorrência de ação' a tardinha vinha caindo; a afta veio a formar-se depois que feri a gengiva; e se ele vier a procurá-la de novo?; Laura vinha exatamente de se desfazer daquelas roupas

1. VIR, VIER e VIM

a) Vir – Usa-se o infinitivo do verbo vir nos seguintes casos:

1. Depois de preposição (normalmente de ou para).

Veja exemplos:

Você tem obrigação de vir trabalhar no sábado.

O prefeito eleito fez tudo para vir à tona o escândalo dos transportes coletivos.

Ela ficou de vir, mas não apareceu.

Disseram-me para vir mais cedo; por isso, estou aqui.

2. Emprega-se o infinitivo vir quando existem dois verbos: um auxiliar e outro principal, formando locução verbal. Veja: Você pode vir amanhã, pela manhã?

Sua esposa não pode vir aqui.

Mesmo sendo feriado, você deve vir à empresa.

Você poderia vir à minha casa, mais tarde?

b) Vier – É a forma verbal correspondente à primeira e à terceira pessoas do singular do futuro do subjuntivo. Veja construções certas e erradas:

1. Quando você vir de Presidente Figueiredo, traga doce de cupuaçu para mim. (errado)

2. Quando você vier de Presidente Figueiredo, traga doce de cupuaçu para mim. (certo)

3. Se ela vir mais cedo, anteciparemos a reunião. (errado)

4. Se ela vier mais cedo, anteciparemos a reunião. (certo)

c) Vim – A forma verbal vim é a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo vir: eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos, vós viestes, eles vieram. Veja exemplos:

1. Estava chovendo muito; por isso, não vim.

2. Você telefonou-me, e eu vim correndo.

Vim ou vir?
As duas formas são corretas, mas dependem da situação em que foram empregadas. "Vim" é a primeira pessoa (eu) do pretérito perfeito do indicativo do verbo "vir": eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos, vós viestes, eles vieram.

"Vir" é o infinitivo impessoal do verbo, a forma como ele é apresentado no di-cionário. Em frases como: "Ele ficou de vim aqui hoje" há erro. "Ele ficou de vir aqui hoje" é a forma correta.

"Vim ontem para cá. /Eu vim cedo." Estas frases estão corretas.

 

Verbo ver - futuro do subjuntivo

Diante do esquema dos tempos primitivos e derivados, o futuro do subjuntivo é derivado do tema (radical + vogal temática) do pretérito perfeito do indicativo:
Eu vi/ Nós vimos
Tu viste/ Vós vistes
Ela viu/ Elas viram
No caso do verbo "ver", o tema é "vi". Vi + r = vir, por isso o futuro do subjuntivo do verbo "ver" é assim, igual ao infinitivo pessoal do verbo vir:
Quando eu vir / Quando nós virmos
Quando tu vires / Quando vós virdes
Quando ele vir / Quando eles virem

LOCUÇOES "VIR..."

v. abaixo

desabar, desmoronar

Ex.: com a chuva, o casebre veio abaixo

v. a ser

1 tornar-se, converter-se em

Ex.: sabia que no futuro viria a ser um cientista

2 ter a identidade de, ser

Ex.: o tio dele vem a ser meu padrinho

v. bem

chegar a propósito

Ex.: o aumento de salário agora veio bem

v. com

viver com

Ex.: ela vem com ele há muitos anos

v. ter a

alcançar um lugar ou um ponto; chegar

Ex.: andando, viemos ter a uma fazenda

v. ter com

aproximar-se de ou encontrar-se com (alguém)

Ex.: ele veio ter comigo ontem

a) seguido de gerúndio ou de a ou de + infinitivo, funciona como v.aux., exprimindo 'ocorrência de ação' (aspecto incoativo) [ver aspecto ling]: a tardinha vinha caindo; a afta veio a formar-se depois que feri a gengiva; e se ele vier a procurá-la de novo?; Laura vinha exatamente de se desfazer daquelas roupas b) verbo de conj.irreg.: 1) pres.ind.: venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm 2) pret.imp.: vinha etc.; 3) perf.: vim, vieste, veio, viemos etc. 4) mais-que-perf.: viera etc. 5) imper.: vem, venha, venhamos, vinde, venham 6) pres.subj.: venha etc.; 7) imp.subj. viesse etc. 8) fut.subj. vier etc. 9) gerúndio: vindo 10) part.: vindo

VIR + Gerúndio(NDO) – (Venho fazendo) não é adequado, o mais adequado é TER+ GERÚNDIO – locução que é pretérito perfeito composto do indicativo... Tenho sentido dores, Tenho levado a vida. Tenho comido frutas.

VENHO – indicativo do presente é empregado como auxiliar.

Venho comendo muita fruta. Venho sentindo dores nos ombros

- por andrea carvalho -